segunda-feira, 15 de junho de 2009

(Clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

FLORES PARA A MÃE DE DEUS NO MÊS DE MAIO!

No decorrer do mês de maio em muitas Paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, Diocese de Osório, Diocese de Montenegro e nos Vicariatos de Canoas e Gravataí a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt suscitou maior amor a Mãe pela reza do terço, pelos Encontros Paroquiais e Envios de novas Imagens Peregrinas.
 O terço das Rosas especificamente fez surgir nova vida em muitas Paróquias unindo diversas Imagens de Nossa Senhora que visitam as famílias.
A Mãe quer visitar sempre mais os lares, instituições comerciais e colégios. Ela vai apressadamente utilizando-se de seus fiéis instrumentos, seus Missionários adultos, mirins e jovens. 
Novos desafios vão surgindo.
A Mãe de Deus te chama e convida pessoalmente:
Venha ser um novo Missionário da Imagem da Mãe Peregrina no âmbito de tua profissão, com teus vizinhos e amigos! 

terça-feira, 2 de junho de 2009

ENCONTRO "MATRIMÔNIO EM QUATRO ESTAÇÕES"

Valmir e Nara da Liga das Famílias
Rosângela e Tomé Lovato da União de Famílias
Apresentação dos Grupos
Ornamentação do Grupo - Estação Inverno
Ornamentação do Grupo - Estação Outono
Ornamentação do Grupo - Estação Verão
Ornamentação do Grupo - Estação Primavera

No dia 30 de maio, o Santuário Maria Cor Ecclesiae de Porto Alegre encerrou a programação do mês de Maria com chave de ouro. Numa tarde fria e chuvosa, mas aquecida de amor e espiritualidade, reuniu dezenas de casais para um momento especial, onde todos puderam experimentar a vivência de seu matrimônio pela passagem das quatro estações.

A vivência no contexto do Encontro nos fez refletir através da analogia das diferenças das estações em relação as nossas próprias diferenças, e como meio de complementar um ao outro, fortalecendo o relacionamento do casal.

O Encontro foi enriquecido com a presença e palestra do casal Rosângela e Tomé Lovato da União de Famílias de Santa Maria, que com seu carisma e experiência, abordaram sobre o matrimônio católico, enfocando temas muito importantes a respeito da valorização da família.

Na seqüência, o casal “Valmir e Nara” fizeram um breve comentário a respeito da influência das quatro estações em nossas vidas, e já, preparando os casais para percorrerem os ambientes nas estações.

As quatro estações foram ambientadas em locais diferentes e de forma original pelas equipes dirigentes que, durante a peregrinação dos casais, compartilharam de um momento único, de reflexão e partilha dentro de seu tema.

O matrimônio foi abordado dentro da característica de cada estação. Na estação da Primavera, vimos os sonhos, a alegria, as esperanças e expectativas. No Verão, a realização dos sonhos da primavera, crescer, solidificar o matrimônio. No outono saboreamos as conquistas, a confiança e a fé. E no inverno redescobrimos a beleza do amor, o abrigo mútuo, a superação das dificuldades.

E através das belezas destas diferenças, em outro momento de reflexão, a Ir. M. Fátima encerrou as atividades instigando os casais a identificar suas diferenças, e a partir daí, buscar valorizar seu cônjuge, ter uma nova postura que estimule o seu crescimento pessoal e espiritual.

Logo após a conclusão do encontro, tivemos a Santa Missa com a presença do celebrante Pe. Roque Machado que muito nos enriqueceu.

Finalizamos nosso comentário, com uma das frases das reflexões: “O matrimônio é uma escola de amor. Amor fiel e maduro expressa-se: estou aqui para que tu sejas plenamente, para que tu te realizes, para que tu sejas feliz. E assim nós seremos felizes no amor que nos une”.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

I ENCONTRO PÓS MATRIMÔNIO DE 2009

Seguindo a programação dos eventos promovidos pelo Movimento de Schoenstatt em 2009, neste dia 23 de maio foi realizado no Centro de Pastoral da Paróquia Menino Deus, o I Encontro de Pós-Matrimônio do ano em parceria com a Pastoral Familiar.

Este encontro visa acolher os recém casados, instruí-los nesta nova etapa de suas vidas que se apresenta sempre com muitos desafios, e ainda conduzi-los através das ricas virtudes do matrimônio católico.

Num ambiente descontraído, pudemos trocar algumas experiências da vida matrimonial, conhecer suas expectativas e mostrar-lhes alguns caminhos que poderão enriquecer a união do casal.

Nosso encontro foi encerrado com a Santa Missa. Onde, Pe. Romeo nos acolheu carinhosamente e nos brindou com uma celebração toda especial, em que pudemos vivenciar o Cristo Eucarístico num ambiente de comunhão familiar.

Nosso próximo compromisso no Pós-Matrimônio será em agosto. As vagas já estão abertas.