terça-feira, 2 de junho de 2009

ENCONTRO "MATRIMÔNIO EM QUATRO ESTAÇÕES"

Valmir e Nara da Liga das Famílias
Rosângela e Tomé Lovato da União de Famílias
Apresentação dos Grupos
Ornamentação do Grupo - Estação Inverno
Ornamentação do Grupo - Estação Outono
Ornamentação do Grupo - Estação Verão
Ornamentação do Grupo - Estação Primavera

No dia 30 de maio, o Santuário Maria Cor Ecclesiae de Porto Alegre encerrou a programação do mês de Maria com chave de ouro. Numa tarde fria e chuvosa, mas aquecida de amor e espiritualidade, reuniu dezenas de casais para um momento especial, onde todos puderam experimentar a vivência de seu matrimônio pela passagem das quatro estações.

A vivência no contexto do Encontro nos fez refletir através da analogia das diferenças das estações em relação as nossas próprias diferenças, e como meio de complementar um ao outro, fortalecendo o relacionamento do casal.

O Encontro foi enriquecido com a presença e palestra do casal Rosângela e Tomé Lovato da União de Famílias de Santa Maria, que com seu carisma e experiência, abordaram sobre o matrimônio católico, enfocando temas muito importantes a respeito da valorização da família.

Na seqüência, o casal “Valmir e Nara” fizeram um breve comentário a respeito da influência das quatro estações em nossas vidas, e já, preparando os casais para percorrerem os ambientes nas estações.

As quatro estações foram ambientadas em locais diferentes e de forma original pelas equipes dirigentes que, durante a peregrinação dos casais, compartilharam de um momento único, de reflexão e partilha dentro de seu tema.

O matrimônio foi abordado dentro da característica de cada estação. Na estação da Primavera, vimos os sonhos, a alegria, as esperanças e expectativas. No Verão, a realização dos sonhos da primavera, crescer, solidificar o matrimônio. No outono saboreamos as conquistas, a confiança e a fé. E no inverno redescobrimos a beleza do amor, o abrigo mútuo, a superação das dificuldades.

E através das belezas destas diferenças, em outro momento de reflexão, a Ir. M. Fátima encerrou as atividades instigando os casais a identificar suas diferenças, e a partir daí, buscar valorizar seu cônjuge, ter uma nova postura que estimule o seu crescimento pessoal e espiritual.

Logo após a conclusão do encontro, tivemos a Santa Missa com a presença do celebrante Pe. Roque Machado que muito nos enriqueceu.

Finalizamos nosso comentário, com uma das frases das reflexões: “O matrimônio é uma escola de amor. Amor fiel e maduro expressa-se: estou aqui para que tu sejas plenamente, para que tu te realizes, para que tu sejas feliz. E assim nós seremos felizes no amor que nos une”.

Um comentário:

  1. Eu e a Nara participamos do retiro e aproveitamos muito. A reflexão reforçou nossa convicção que, da mesma forma que as estações do ano, nossa vida matrimonial sofre modificações que precisam de nossa adequação/preparação. O ótimo é que todas as estações têm um gosto particular, esplêndido; todas têm seu brilho. O Plano de Deus é magnífico e a Aliança com a Mãe é essencial para segui-lo. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário a respeito desta publicação?