sexta-feira, 20 de março de 2009

Encontro Arquidiocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e das Capelinhas de Nossa Senhora:

Na tarde do sábado dia 14 de março, reuniram-se junto ao Santuário Maria Cor Ecclesiae de Porto Alegre 112 pessoas, sendo a maioria Coordenadores e alguns Missionários. A Equipe de acolhida recebeu com alegria os representantes de várias Dioceses, Vicariatos, Áreas e Paróquias, dentre eles: Camaquã, Tapes, Charqueadas, Esteio, Canoas, Alvorada, Nova Santa Rita, Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre.

Tivemos aprofundamento das Correntes de vida do ano 2009: 50 anos do envio da primeira imagem da Mãe Peregrina das famílias, Projeto rumo a 2014 ao Centenário da Aliança de Amor, Ano Catequético, Missão Continental e Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, a conscientização da Missão do Coordenador.

Inicialmente apresentaram-se Missionários das diversas Imagens de Nossa Senhora colocando rapidamente a missão que realizam junto aos Doentes, Comércio, Escolas, Famílias, Terço dos Homens e a Peregrina Paroquial.

            Pe. Jacques Rodrigues falou-nos da missão do Coordenador e como podem aproveitar este ano para catequizar as famílias e conduzi-las a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Neste encontro foi salientado que Nossa Senhora depende de nós, seus pequenos instrumentos para chegar às famílias, hospitais escolas e comércio.

Como Coordenadores e Missionários devemos seguir os passos da Igreja do Brasil.

     Foi vista de forma geral o Plano de Pastoral do Vicariato de Porto Alegre que apresenta um Programa de Pastoral com 3 itens:

     - Acolhida da Pessoa

     - Formação da Pessoa e Comunidade

     - Missão da Pessoa e Comunidade na Sociedade.

     Cada Coordenador e Missionário conscientizou-se que este Ano do Missionário e Ano Catequético deve impulsionar e dinamizar nosso trabalho com as Capelinhas de Nossa Senhora, nosso Movimento Apostólico de Schoenstatt. Vimos como Sr. João Pozzobon realizava a catequese nas famílias. Isto exige formação integral e permanente de cada Missionário e Coordenador.

      Foram citados vários ensinamentos de nosso Fundador, Pe. José Kentenich, e especialmente suas palavras no dia da fundação do Santuário na Alemanha, inspirado nas palavras de Nossa Senhora: “Atrairei a mim os corações juvenis e os educarei, para serem instrumentos aptos, em minhas mãos...”

       Encerramos o encontro com a Celebração Eucarística no Salão da Casa Tabor e fomos em procissão ao Santuário onde todos renovaram seu compromisso de Coordenadores e Missionários. Após houve uma alegre confraternização.

             No intervalo entre as palestras de aprofundamento foi preenchido um questionário com as indicações de estudos do ano 2009, e datas para encontros de Área e Paroquiais.

             A maioria pediu que o encontro fosse o dia todo e que este foi muito proveitoso no sentido de conhecimento mútuo e do trabalho realizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a respeito desta publicação?